sexta-feira, 12 de setembro de 2008

RESENHA: Are You Experienced

Para alguns esse disco é uma verdadeira aula de guitarra. Para outros, uma junção de música psicodélica que abriu portas para o guitarrista e cantor Jimi Hendrix chegar ao estrelato. Ambas opiniões são relevantes. Contudo, o disco Are You Experienced continua fazendo a cabeça de muitas pessoas. É um álbum fusion. E possui efeitos pesados e distorcidos, maestramente regido pelo produtor que acompanhava o músico na época. Claro, que não pautariam Jimi, (faça isso ou aquilo) em seu momento criação, porém, pitacos eram dirigidos ao seu trabalho.

Em 1967, ano de lançamento do disco, Hendrix estava envolto na tríade viciante do mundo rocker. Dessa forma, algumas músicas, foram gravadas de maneira improvisada. Faixas foram finalizadas com arranjos inacabados ou de acordo com seus surtos. Contudo, vale observar, que o baixista (Noel Redding) e o baterista (Mitch Mitchell) que acompanharam Hendrix possuíam bastante competência. Já que transmitiram a essência de genêros como jazz, funk, rock e blues na musidalidade do disco.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

No modo de tocar, os instrumentistas mostraram técnica, inspiração, virtuosismo e dinâmica, coisa imprencidível no momento de gravação. A canção, May this be love, com bateria ensurdecedora apresenta atmosfera percussiva com frases invariáveis. Além disso, alguns arranjos demonstram também quanto as mãos de Chas Chandler (produtor do disco e baixista da banda The Animals) foram eficientes para finalizar o álbum.

#############################################

Naquela época, não havia programa de computador que, atualmente, facilita o trabalho de alguns músicos no momento de gravar. Então, avalia-se que o arranjo da música Manic Depression é muito inovador, devido a síncope instrumental executada durante o tempo da canção. Manic Depression não sofreu nenhum truque, mas uma ótima finalização na gravação.

*******************************************************************

A faixa Foxy Lady é outra maravilha. Ela tem uma introdução belíssima de guitarra sendo referência para muitos guitarristas. Já que Edgar Scadurra, do extinto grupo Ira!, e Lúcio Maia, do ativo Nação Zumbi, sugaram muitas idéias técnicas de Jimi. Eles incorparam a gênese raiz musical de Hendrix no estilo de tocar, bem como nas re-gravações de seus discos ou tocando ao vivo. Lembro-me, do último show que assisti da Nação Zumbi, na Concha Acústica, Maia soltou a introdução de Purple Haze, na introdução viajadona da música A Praiera. Entretanto, isso é simbólico, referencial e positivo na postura dos dois guitarristas.

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Vamos lá. A faixa Red House é um blues lento e maravilhoso que mostra a sensibilidade de Jimi com seus fantásticos solos lacerantes, além disso, possui uma linha de baixo com frases alternadas, sendo executado numa região que transita entre notas graves e oitavadas. Enquanto que a música Are You Experienced, com também suas baterias sincopadas propõe a pergunta ideologica da época. Fire é outra faixa vibrante e espontânea. Seu arranjo serviu como motivo de inspiração para que artistas tanto brasileiro como estrangeiro usassem, sua introdução, para servir de ponte de passagem em suas canções. Os exemplos vão de Mutantes, Raul Seixas, Secos e Molhados e Titãs ao grupo de funk-metal Red Hot Chili Peppers, que
beberam dessa água.

#############################################

O disco Are You Experienced, incialmente, foi lançado com onze faixas. Porém, em sua repaginada, lançado em 1997 e produzido sob a batuta de Eddie Kramer foram incorpadas outras faixas. Os exemplos são a já citada Purple Haze e Hey Joe, além de outras. Esse é um excelente disco de blues-rock. Quem não tem, que faça cópia ou compre!

Nenhum comentário: