quarta-feira, 1 de abril de 2009

Fotógrafa retrata movimento de aves

A exposição intitulada Balé das Gaivotas mostra imagens da fotógrafa, pesquisadora e professora universitária Gal Meirelles e revela o movimento das gaivotas que auxiliam os pescadores artesanais na Baía de Todos os Santos. As lentes da fotógrafa se assentam nas comunidades da Ilha de Itaparica, especificamente a de Baiacu, localizada à contra-costa do município de Vera Cruz.

Por meio de 20 imagens em P/B, Gal Meirelles captura o deslocamento dos bandos de gaivotas entre a costa e as enseadas para localizar os cardumes de espécies como xangós, pititingas, chicharros e sardinhas. As aves mantêm estreita cooperação com os pescadores, indicam os cardumes e em troca acompanham as embarcações à caça dos peixes que permanecem nas redes.

Outro destaque da exposição é que os títulos das imagens fazem referências a passos e posturas de balé clássico, visto que as próprias imagens metaforizam a dança. Assim, os visitantes terão a oportunidade de ver e sentir a leveza da fixação dos movimentos e recriarem um universo de sensações, talvez, esquecidas.

Após seis anos de pesquisa, junto a programas de pós-graduação da Universidade Federal da Bahia e a constituição de um acervo de inestimável valor documental e artístico, Gal apresenta Balé das Gaivotas, não sendo esta sua primeira exposição. Já que em 2008, Meirelles inovou no cenário fotográfico baiano com a mostra O peixe nosso de cada dia, instalada por três meses a céu aberto no porto de Baiacu.

Agora, em Balé das Gaivotas, brinda o espectador com uma composição visual que explora os microtons de cinza e registra o movimento característico dos bandos de gaivotas do gênero Laurus, o mais abundante na costa brasileira.

Em cliques precisos, as lentes flagram a tensão da caça, a exatidão da captura da presa e o requinte das disputas entre as aves e os pescadores. A limpidez das imagens descortina ao espectador um mundo invisível diante das problemáticas do cotidiano, remetendo-o aos mais profundos anseios de liberdade e ermamento.

A exposição Balé das Gaivotas acontece no Empório Grão de Arroz, – na Rua Minas Gerais, 133 Pituba, às 18h, no dia 02 de abril, havendo coquetel na abertura e mini-show da cantora e compositora Socorro Lira. A visitação é gratuita e ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, aos sábados das 9h às 14h, encerrando-se no dia 30 de abril.


MAIS INFORMAÇÕES:

EXPOSIÇÃO: De 02 a 30 de abril. Balé das Gaivotas - da fotógrafa Gal Meirelles.
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL: Na abertura da exposição haverá Mini-Show da cantora e compositora Socorro Lira.
LOCAL: No Empório Grão de Arroz, – Rua Minas Gerais, 133 Pituba, tel:. 3248-9535.
PERÍODO DE VISITAÇÃO: De 02 a 30 de abril de 2009/ Segunda a sexta, das 9h às 19h e aos sábado de 9h às 14h.

Um comentário:

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!